quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Empadão de Frango!!!!


Esta receita é do Chef Álvaro Rodrigues. É uma receita muito boa.
Bjs... www.alvarorodrigues.com.br


Ingredientes Recheio:

30 ml de azeite
2 dentes de alho picado
150 gr. cebola picada
2 tomates picados s/ pele e s/ sementes
1 caldo de galinha em pó
300 gr. mandioquinha ( ou batata ou abóbora ou aipim ou cenoura) "Eu usei aipim"
300 ml. caldo galinha ( bater junto com a mandioquinha)
1 c.(sopa) mostarda
50 ml. vinho branco
500 / 600 gr. frango defumado picado
cogumelo à gosto
1 cm. pimenta dedo de moça picada e s/ semente
100 ml. creme leite
sal à gosto, nó-moscada e orégano
70 gr. farinha de trigo
cheiro verde à gosto

Modo de Preparo:

Doure o alho no azeite, acrescente a cebola e deixe murchar, junte o tomate, acrescente o caldo e refogue bem, junte o vinho e deixe ferver para evaporar. No liquidificador bata o caldo de galinha com a mandioquinha e passe pela peneira, acrescente ao refogado, junte o frango, o cogumelo, a pimenta, a mostarda, o creme de leite e os temperos.Deixe abrir fervura e junte a farinha, misture o cheiro verde.

Massa:

325 gr. farinha de trigo
75 gr. amido
1 c.(chá) sal
1 c.(sobr.) fermento em pó
200 gr. margarina gelada e sem sal
100 ml. creme de leite
1 ovo ( misture com o creme de leite)
150 gr. cream cheese ou catupiry

Modo de Preparo:

No processador coloque a farinha, o amido, o sal, o fermento e a manteiga cortada em cubos e gelada. Bata rapidamente, só para virar uma farofa, abra uma cavidade e coloque a mistura do ovo com creme de leite, bata até virar uma bola. Coloque na bancada e sove rapidamente. Não precisa levar para gelar. Abra a massa entre sacos, salpicando farinha, deixe na massa com mais ou menos 3 mm. Forre uma forme ( 25cm), vire a borda para dentro ( não corte deixe a borda mais grossinha), pincele o fundo da forma com clara e polvilhe farinha de rosca e leve ao freezer só para secar (mais ou menos 10 min.). Coloque pedaços de cream cheese e acrescente o restante dos ingredientes do recheio. Cubra com o restante da massa que sobrou e pincele com gema e azeite.Com a sobra da massa faça tiras e pincele novamente. Leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 35 minutos em forno médio-baixo.

Obs.:

Com esta massa pode-se fazer, empadinha, pastel de forno, e petit-four ( para fazer o pet four deve-se temperar a massa com sal grosso (pouco) e orégano.
Bom Apetite.

Manuela Escariz.

29 comentários:

Xana Bértolo disse...

Ficou tão apetitoso :)
beijoca querida

Josy disse...

Oi Manu
Linda essa torta, qualquer hora vou me empenhar a fazer, só não entendi o sal grosso. É necessário?
Deve ter ficado deliciosa. Bjos

Fabiana disse...

Manu,
Que maravilha de empadão!!!!
Nunca testei nenhuma receita do Chef Alvaro Rodrigues, mas sempre o acompanhei desde que ele aparecia no programa da Ana Maria Braga.
Quem sabe, essa não é a hora?!?
Adorei o recheio, super caprichado.
beijos

Talita disse...

Eu já tinha essa receita anotada e agora fiquei com ainda mais vontade de testar! Ficou perfeito seu empadão e sem dúvida delicioso também.

Beijso

Papinha Doce disse...

Manela,

parece muito apetitosa, vou levar a receita, porque a minha filhota adora tudo que leva queijo e esta é uma ótima receita.

Bjinho

Monica Uehara disse...

Menina! Que loucura este empadão heim! eu quero!! O recheio ficou muito cremoso!

Monica Uehara disse...

Menina! Que loucura este empadão heim! eu quero!! O recheio ficou muito cremoso!

Unknown disse...

Estou te retribuindo a tua visiata ao meu blog e já comecei a te seguir.Gostei demais deata receitão de empadão.Abraços

Roberta Lito disse...

Menina
Adorei a receita, assim que possível farei aqui em casa.

Estou por aqui, pois adorei seu blog.

Bjs
Roberta Lito
www.chocolitos.com.br

Andréa Santana disse...

Manu,
uma receita de tirar o chapéu , esse recheio é de dar água na boca.
Ficou divinamente delicioso!

bjs,
Andréa...

ameixa seca disse...

Que forma linda que deste ao empadão e esse recheio está irresistível :)

Rose disse...

Hum que delicia...além de lindão deve ter ficado perfeito receitas do chef Álvaro sempre muito boas...também adoro.
Bjinhus e bom findi!!!

Emília disse...

Oi Manu!!!
A torta ficou linda!! Logo que cheguei fiz uma torta de frango, saiu horrível, acho que só consigo cozinhar quando estou em paz comigo, por enquanto estou longe das panelas, e acho que elas agradecem rss!
Beijinhos e até mais!

Talita disse...

OI, MAnu. Vim agradecer seu recadinho no blog e também os elogios!

Menina, até sei a receita pra ficar magrinha, só não tenho seguido, já que engordei uns vários quilinhos depois da filmagem. =(

Beijo grande,

Vanessa Oliveira disse...

Manuela que delícia de receita parece está muito boa, complicado crianças chorarem para ir a escola.
Beijos
Vanesa

Marly disse...

Oi, Manu,

Caramba este empadão ficou mega apetitoso, que delícia! rsrs.

Beijão, boa tarde e boa semana!

Elaine disse...

Fiquei com água na boca, e esse recheio simplesmente divino.

beijos

Unknown disse...

Olá Manu

É com muita alegria que retribuo a visita que voce fez ao EternosPrazeres!

Um blog muito gostoso esse seu, estou seguindo para mantermos contato!

Um abraço
Muito prazer,
Renata Boechat

CUATRO ESPECIAS Por ELENA ZULUETA DE MADARIAGA disse...

Vuelvo por aquí, hace sólo un día que entré pero tu me respondiste, cuando no tenías por que hacerlo.
Hoy me he dedicado a ser honesta conmigo misma y a dar las gracias a tod@s los que me habéis animado y apoyado en estos días.
Antes le comentaba a una amiga, que no imaginaba una acogida tan cariñosa y buena por vuestra parte, realmente me parecía hasta una tontería hablar de mis sentimientos,mis recuerdos y su relación con la gastronomía, pero veo que por variar, me he vuelto a equivocar,
Vuestras respuestas me han ayudado mucho, me siento mejor por dentro y hasta diría que también por fuera.
Dar las gracias es lo que quiero hacer y lo que estoy haciendo, por haberme dedicado unas palabras, por haberme ayudado.
Hoy no mucho más, mi eterna gratitud.

CUATRO ESPECIAS

Marcelalalala disse...

Nooossa Manu, que delícia esse empadão!!! Eu querooo! Vou fazer e ver no que dá (sou meio desastrada na cozinha kkkk mas gosto de cozinhar).
Quero aproveitar e convidar vc para o Viés Feminino:
www.viesfeminino.blogspot.com
Se gostar, siga também tá?! Beijo.

Marcelalalala

Marcelalalala disse...

Ai que empadão maravilhoso. Vou permanecer assídua no seu blog Manu, pq só tem coisa boa por aqui!
Aproveito e te convido pra conhecer:
www.viesfeminino.blogspot.com
Se gostar, siga também, beijo.

Marcelalalala

Cadinho RoCo disse...

Leva jeito de ser muito gostoso.
Cadinho RoCo

a disse...

Que maravilhaaaaaa...fiquei com água na boca só de olhar para este empadão...ficou com um aspecto fabuloso!! Parabéns!!
Adorei o teu blog está o máximo!!
Beijinhos

Mundo do Sabor disse...

Aff, só de ver o empadão, fiquei com muitaaa água na boca, receita anotadísisma.
Uma delícia!

Guilherme A. Kleinschmitt disse...

Jesus! quase mordi a tela do PC. esse empadão tá um espetáculo! Massa crocante, úmido por dentro e recheio generoso. Muito bom...
vou copiar a receita.

Parabéns
Guilherme

Unknown disse...

Gosto muito de Empadão, e esse esta com uma cara linda , e tenho certeza que esta maravilhoso, vou fazer depois te falo como me sair, ok!!!

Lili disse...

Olá, boa tarde! Comprei os ingredientes pra fazer a receita, mas não sei o que esse amido. Alguém sabe me dizer?

Muito obrigada!

Lili disse...

Olá, boa tarde!
Comprei os ingredientes pra fazer essa receita, mas não sei o que esse amido. Alguém sabe me dizer?

Muito obrigada!

"Manjares da Manu" disse...

Olá Lili, amido é a maizena!
Aquela da caixinha amarela!Vc sabe?
Qualque dúvida volte a me perguntar! Se vc quiser pode me deixar um e-mail que te respondo!

Bjs...Obrigado pelo carinho!